-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 40 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simon Menges
Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação do antigo edifício do Ministério do Interior em um hotel boutique reconhece a importância histórica e arquitetônica de um dos edifícios mais antigos de Doha. A reutilização adaptativa desse raro exemplo de desenvolvimento urbano na região demonstra um compromisso em reduzir o impacto da construção e enriquecer a identidade cultural regional, fazendo uma importante contribuição para a regeneração arquitetônica na área do Golfo.
Situado na famosa orla da Corniche e próximo ao Amiri Diwan e à Grande Mesquita, o edifício listado - projetado na década de 1970 pelo arquiteto libanês William Sednaoui - é um famoso marco histórico de Doha. Com sua fachada rítmica e silhueta escultural, o edifício do estado é considerado uma elegante demonstração do brutalismo no Oriente Médio.
A arquitetura existente foi renovada, adaptada para uso como um hotel de luxo e ampliada com um novo pavimento. Uma base de 260 metros de comprimento configura seu novo embasamento, criando um oásis verde com vegetação exuberante, instalações de arte e bacias. Ao lado da água, os pavilhões abrigam uma série de serviços e instalações para eventos. Eles são cobertos por uma contínua cobertura de brises-soleil com nervuras de concreto, oferecendo espaços ao ar livre privativos e sombreados.
Juntamente com o átrio, o pátio interno agora coberto configura o coração do complexo. Um bar na galeria do primeiro pavimento oferece vista para a ampla variedade de restaurantes no térreo. Os noventa quartos e suítes do hotel estão distribuídos em três pavimentos superiores e são projetados pela Soho House Design, inspirados no glamour dos anos 1970. A nova cobertura abriga um spa e área de bem-estar, uma sala de ginástica e um club lounge, com vista para o Mar da Pérsia e o horizonte de Doha.
A base recém-criada realça a estética horizontal do edifício, enquanto as nervuras da cobertura remetem as estruturas lineares das faixas de pilares existentes. Seu distinto jogo de sombras molda todo o projeto do hotel até o interior, reinterpretado por uma série de intervenções precisas. As adições cuidadosamente integradas ao edifício existente são caracterizadas por materiais de alta qualidade: mármore branco Calacatta e verde Tinos, bem como travertino reminiscente da fachada existente.